top of page
Foto do escritorColetivoMulheresFilósofas

Ayn Rand e o Objetivismo: Uma filosofia para viver na Terra?

Por Fernanda Jayne Antas da Silva[1]

Filósofa Ayn Rand

Mergulhar no pensamento da filósofa Ayn Rand (1905-1982) é pensar no indivíduo na sua total capacidade e potencialidade de perceber a realidade objetiva, independentemente de ser consciente ou não dessa realidade. É uma filosofia que parte da premissa da racionalidade do indivíduo, dos seus interesses próprios e dos valores morais. Essa é a mola propulsora para entender a essência da filosofia da Rand, logo esse será o caminho para alcançar os objetivos reais e concretos aqui na terra.


O objetivismo que se caracterizou um movimento filosófico com forte impacto principalmente na cultura americana. Na qual, a sua filosofia é fundamentada na lógica e na razão, porque só assim evidencia o conhecimento e os valores como objetivos reais. Mas isso, claro só tornará válido sem nenhum julgamento pautado nas crenças. É preciso está apoiado em evidências, fatos e dados. Por esse motivo, a Ayn Rand caracteriza seu pensamento filosófico como uma filosofia para viver aqui na terra.


Rand nos diz na sua filosofia que devemos pensar o indivíduo e assim partir para o coletivo, porque pensar coletivamente anularia os interesses particular do indivíduo. Imagina, se todas as pessoas vivessem em prol de defender seus próprios interesses, existiria a ideia de coletividade? Como seria viver em comunidade? Como seria viver com as diferenças? Penso, que seria viver anulando a existência do outro. Se o outro é o espelho de mim mesma, se eu existo na presença do outro… Dessa forma, a filosofia do objetivismo de Ayn Rand nos leva a refletir sobre essas questões. Com isso, lanço a minha inquietação, será mesmo uma filosofia para viver aqui na terra, como afirma Ayn Rand?


[1] Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri – UFCA e membro do Grupo de estudos Filósofas.

34 visualizações1 comentário

1 Comment


Maria Bordin
Maria Bordin
Jan 17, 2023

Ayn Rand como escritora é mais perigosa do que Hitler, como filósofa aniquila o humanismo e desconhece o que o melhor o feminismo nos legou a sororidade. Para Rand na terra não há espaço para o coletivismo e com ele a solidariedade entre indivíduos e nações, a razão individualista de Rand é a lógica Capitalista, mesmo que isso custe explorar e destruir outros indivíduos.

Like
bottom of page