top of page
  • Foto do escritorColetivoMulheresFilósofas

Neusa Santos Sousa Minibiografia

Atualizado: 25 de jun. de 2023


Neusa Santos Souza, foi uma psiquiatra, psicanalista e escritora brasileira, nascida em Cachoeira, no recôncavo baiano, e diferente do que é amplamente divulgado a escritora não nasceu em 1948, sua afilhada, Luiza Nasciutti esclareceu que a Neusa nasceu em 30 de março de 1951, cresceu em meio a cultura afro-brasileira e seus familiares eram candomblecistas. São poucas as informações de sua vida, antes do ingresso na Faculdade de Medicina em

Salvador, onde no ano de 1970 formou-se, logo depois começa a sua pós-graduação em psiquiatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro.Manteve sua atenção para as questões sociais e psicanalíticas da negritude defendendo sua tese de mestrado com o tema Tornar-se Negro:ou a vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ancensão social, nele mostrou os impactos materias e efeitos psiquicos do racismo na vida dos negros, esse tema trouxe inquietaçao no meio psicanalitico e no movimento negro do periodo.Apartir dai a psicanalista se vincula ao Intituto Brasileiro de Picanalise,Grupo e Instituiçoes (IBRAPSI),tambem ao Nucleo de Atendimento Teraupetico (NAT) depois foi para o Centro Psiquiatrico Pedro II e passou brevemente pelo Hospital do Engenho de Dentro.


PRINCIPAIS OBRAS:

Tornar-se negro: as vicissitudes da indentidade do negro brasileiro em ascensão social. Basicamente esse livro foi feito para expor todos os malefícios causados pelo racismo, a psicanalista fala da forma irrefutável:”Saber-se negra é viver a experiência de ter sido massacrada em sua identidade, confundida em suas perspectivas, submetida a exigências,

compelida a expectativas alienadas. ”Ela discorre sobre como é viver em espaços ocupados por valores brancos, em que se é usada da meritocracia para tratar de forma natural as desigualdades sociorraciais.Este é um livro que deve ser lido por todos, sobretudo por brancos, que são beneficiados pelo racismo que mata diariamente homens e mulheres negros.

A psicose: Um estudo lacaniano: Baseada na teoria lacaniana, Neusa traz nesta obra as suas experiências clínicas, como também os testemunhos dos psicóticos, seus desafios no cotidiano com seus pacientes.Trazendo pontos freudianos, a autora mostra as difíceis questões da psicose, traz esclarecimentos e condições fundamentais. A psicanalista traz que o pensamento Lacan não sugere como impossível o tratamento psicanalítico da psicose, e sim que não devemos ceder diante dela.


Morte

Bem sucedida profissionalmente, a psicanalista, mulher,negra e nordestina contrariou todas as estatísticas e se destacou com a sua contribuição na luta contra a discriminaçao racial, e sem nunca ter dado sinais de depressão ou de que seria capaz de valer-se de um ato extremo, no dia 20 de dezembro de 2008 com 57 anos, suicidou-se.


Referências bibliográficas:

https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/filosofas/neusa-santos-souza/

https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/2023/03/28/neusa-santos-souza/

Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascenção social / Neusa Santos Souza. -

Rio de Janeiro: Edições Graal,1983

SOUZA, N. S. A psicose: um estudo lacaniano. Revinter, 1999.


Autora

Raquel Tavares, Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal do Cariri - UFCA e membra bolsista do projeto Mulheres pensamentes: a construção de conhecimento e a ocupação dos espaços públicos pela Pró-reitoria de Extensão da UFCA.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page