top of page
  • Foto do escritorColetivoMulheresFilósofas

Sueli Carneiro Minibiografia


Formada em filosofia pela Universidade de São Paulo - USP em 1980, Aparecida Sueli Carneiro é uma importante intelectual, escritora, ativista e feminista negra brasileira. Nascida em 1950, na cidade de São Paulo, ela tem uma trajetória marcada pelo engajamento na luta contra o racismo, o sexismo e a desigualdade social que, em meio a ditadura militar presente entre 1971-80 no seu alto pico de ascenção, ela adentrará ao movimento negro e feminista.


Carneiro é uma das principais vozes na defesa dos direitos das mulheres negras no Brasil. Ela fundou o Geledés - Instituto da Mulher Negra, uma organização não governamental dedicada à promoção da igualdade racial e de gênero. Através do Geledés, Carneiro lidera inúmeras iniciativas de combate à discriminação racial e à violências contra as mulheres negras.


Além de seu ativismo, Sueli Carneiro também se destaca como escritora e acadêmica. Ela escreveu diversos ensaios, artigos e livros, nos quais abordava questões relacionadas à identidade negra, feminismo negro e políticas públicas voltadas para a população afro-brasileira. Seu trabalho é fundamental para ampliar a visibilidade das experiências e as demandas das mulheres negras, bem como questionar as estruturas de poder que perpetuam o racismo e o machismo.


Ao longo de sua carreira, Sueli Carneiro recebeu reconhecimento nacional e internacional por contribuir para o movimento negro e feminista. Ela é uma das principais lideranças do movimento negro brasileiro, participando ativamente de debates e conferências sobre igualdade racial e justiça social. Seu trabalho influencia gerações de ativistas e intelectuais, abrindo caminho para uma maior representatividade e empoderamento das mulheres negras no Brasil.


Sueli Carneiro estabelece, assim, um legado de luta e inspiração para a promoção da igualdade racial e de gênero no Brasil. Sua vida e seu trabalho é referências fundamentais para o avanço dos direitos e da visibilidade das mulheres negras na sociedade.


Obras

Sueli Carneiro produziu uma série de obras ao longo de sua carreira, nas quais explorou questões relacionadas à identidade negra, feminismo negro, racismo estrutural e políticas públicas voltadas para a população afro-brasileira. Estas são algumas de suas obras mais conhecidas:


Enegrecer o Feminismo: A Situação da Mulher Negra na América Latina a Partir de Uma Perspectiva de Gênero(1985): Neste livro, Carneiro discute a invisibilidade das mulheres negras nos movimentos feministas e nos debates sobre gênero. Ela argumenta que o feminismo precisa considerar as especificidades das experiências das mulheres negras e engajar-se na luta contra o racismo.


Mulher Negra: Política do Cotidiano e do Imaginário (1992): Nessa obra, Carneiro aborda a construção social da identidade da mulher negra no contexto brasileiro. Ela explora as interseções entre raça, gênero e classe, analisando como esses fatores influenciam a vida das mulheres negras e moldam suas experiências no cotidiano.


Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil(2011): Neste livro, Carneiro investiga as raízes históricas e estruturais do racismo e do sexismo no Brasil. Ela discute a relação entre essas formas de opressão e a desigualdade social, apontando a necessidade de políticas públicas e ações afirmativas para combater essas injustiças.


Outras obras:

A cor do preconceito (2006)

Mulheres negras e poder: um ensaio sobre a ausência (2009)

Escritos de uma vida (2018)

Dispositivo de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser

(2023) - obs.: livro recentemente lançado.


Referências

BARTHOLOMEU, Juliana S. S. 2019. "Sueli Carneiro". In: Enciclopédia de

Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia.

Disponível em: <http://ea.fflch.usp.br/autor/sueli-carneiro> acesso em: 25 de junho de

2023.


CERQUEIRA, V. S. Sueli Carneiro. Blogs de Ciência da Universidade Estadual de

Campinas: Mulheres na Filosofia, V. 7, N. 4, 2022, p. 1-13. Disponível em:

https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/filosofas/sueli-carneiro/ acesso em:

25 de junho de 2023.


Autora

Ingrid Jamily, graduanda em Engenharia de materiais pela universidade Federal do Cariri - UFCA, e membra voluntária do projeto Mulheres Pensantes: a construção de conhecimento e a ocupação dos espaços públicos, pela Pró-reitoria de Extensão da UFCA.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page